Andreia Feitosa participa do XIII Fórum Jurídico de Lisboa; ‘A presença feminina é cada vez mais importante nesses ambientes’
- institutopormulher
- 8 de jul.
- 2 min de leitura

Marcos Antonio Padilha - Poder Delas
A advogada e uma das fundadoras da startup social Por Mulheres Brasil, Andreia Feitosa, participou, nesta quinta-feira (3), do XIII Fórum Jurídico de Lisboa, cujo tema central foi: O Mundo em Transformação: Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente.
O evento, que ocorre anualmente, é uma oportunidade para debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. Em 2025, segundo os organizadores do evento, os temas abordados visam discutir sobre como a tecnologia e a inteligência artificial atingem diferentes campos e os impactos que elas representam para o Brasil, a Europa e outros países e continentes.
Feitosa, que descreveu sua participação no evento como “um dia intenso de muito aprendizado e conexões”, ressaltou que a presença feminina em debates desta natureza reforça ainda mais o protagonismo feminino nas discussões e nas tomadas de decisões que acontecem em espaços estratégicos da sociedade.
“A presença feminina é cada vez mais importante nós mulheres estarmos presentes nesses ambientes. Trazermos vozes verdadeiramente femininas”, afirma Feitosa.
Na oportunidade, Andreia Feitosa representou a Por Mulheres Brasil no evento e fez questão de destacar a força da advocacia feminina nos grandes debates internacionais sobre direito, democracia e sustentabilidade.
“Seguimos ocupando espaços estratégicos, conectando ideias e abrindo caminhos para que mais mulheres estejam onde as decisões são tomadas”, lembra a advogada.
Ainda de acordo com ela, espaços de discussão como o Fórum Jurídico de Lisboa dá a oportunidade das mulheres poderem ocuparem os espaços que historicamente lhes foram negados, mas que, hoje, exigem a presença ativa, consciente e protagonista da mulher.
“Um evento super prestigiado. Trazendo o Por Mulheres Brasil para falarmos sobre temas que importam a nós e que importam a toda sociedade”, resume Andreia Feitosa.
O Fórum Jurídico de Lisboa é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa(IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV).



Comentários